Foto: Divulgação
Com os avanços da vacinação contra a Covid-19 e a redução das ligações sobre os processos, a Faculdade Integrada de Santa Maria (Fisma) irá encerrar o serviço da Central de Orientações da Vacinação Covid-19, do Centro de Referência em Cuidados de Enfermagem (EnfClin), com mais de 65 mil atendimentos. Os últimos atendimentos ocorrem hoje, conforme a assessoria da instituição. Após a data, a população deve contatar os demais números da Secretaria de Saúde.
Leia também
Piso da enfermagem: advogada explica que profissionais da saúde que já receberam reajuste não poderão ter salário reduzidoEgressa da UFSM publica artigo sobre violência obstétrica e ganha destaque em prêmio brasileiro de AntropologiaProjeto com foco em Saúde bucal atende mais de 1,6 mil pessoas em Santa Maria
As ações
A Central foi criada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o Centro EnfClin Fisma em 20 de janeiro de 2021. Até agosto deste ano, mais de 65 mil esclarecimentos foram repassados à população de Santa Maria. Destes, 48.576, ocorreram entre janeiro e dezembro de 2021, e 16.955 de janeiro a agosto deste ano.– Foi uma experiência maravilhosa, um acordo de cooperação muito bom, que facilitou informações a toda a população santa-mariense. Também auxiliou a prefeitura a entender como poderia se comunicar com o público e transmitir melhor a importância da vacinação – comenta o secretário municipal de Saúde, Guilherme Ribas.
Ao todo, mais de 50 pessoas atuaram na Central de Orientações da Vacinação Covid-19 desde a abertura. Entre elas, acadêmicos de Enfermagem da Fisma, da Universidade Franciscana (UFN), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), além de enfermeiros profissionais e professores.Segundo a coordenadora da EnfClin, Simone Nunes, a Central foi a forma com que a instituição de Ensino Superior contribuiu com o coletivo.– A pandemia foi um momento histórico e de sua importância para todos. Essa foi a maneira que a Fisma encontrou para ajudar a população, ou seja, de colaborar com o coletivo – explica Simone.
A partir de hoje, as dúvidas a respeito de vacinação, serão direcionadas à seção de informações da Ouvidoria Municipal, pelo telefone (55) 3921-7219, de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 13h30min.
*Com informações da prefeitura de Santa Maria
Leia todas as notícias